terça-feira, 27 de outubro de 2015

Donald no País da Matemágica

Olá querido amigos de profissão. Tudo bem? Hoje deixarei um vídeo que espero ser bem aceito tanto por vocês quanto os pequenos. Sabemos que nossos alunos sempre se perguntam sobre conteúdo de matemática em nossa realidade. Então, deixo uma opção de aula audiovisual que está repleta de informações sobre matemática como frações, formas geométricas, padrões geométricos, regra de ouro, entre outras. É um desenho do personagem Pato Donald da Disney, muito divertido e bastante informativo. O vídeo completo tem quase 28 minutos. Aconselho aos professores assistir antes e analisar se há conteúdos abordados em sua série. Se sim, proponho como atividade a construção de um pequeno texto sobre as curiosidades mostradas.


Espero que o vídeo dê bons resultados. Até a próxima!

domingo, 25 de outubro de 2015

Frações - Manipulações

Olá! Seja bem-vindo a mais um post esclarecedor. Vamos avançar na matemática?

Hoje falaremos sobre manipulações das frações. Mas antes de mais nada eu gostaria de falar sobre a fração como divisão. Alguns alunos e professores não percebem a fração como divisão. O fato é que a fração, como representação de partes de um todo, também é usada para representar divisão. Vamos tomar como exemplo uma figura quadrada e dividiremos em 100 partes iguais.

Do lado esquerdo temos a figura inteira e do lado direito a figura dividida em 100 partes iguais. Agora vamos vamos pegar 15 partes iguais dessas que foram divididas. Temos que


Se olharmos apenas para a parte colorida, poderemos representar com uma fração de numerador 15 e denominador 100.
Se olharmos para essa fração como uma divisão, teremos seu numerador como dividendo e seu denominador como divisor. Ou seja, 15 dividido por 100 que nos resultará 0,15. Mas o que muitos alunos e professores não observam é que podemos manipular tanto numerador como denominador desde que da mesma maneira. Por exemplo, é possível multiplicar por 2 tanto numerador como denominador. Com isso obtemos


Essa fração, se fizermos como uma divisão de 30 por duzentos, nos dará como resultado 0,15. Eu poderia, ao invés de multiplicar por 2, dividir por 5. Então eu teria 3 dividido por 20. Isso me daria o mesmo resultado, 0,15. Não importa por quanto estaremos multiplicando ou dividindo, desde que sejam os dois da mesma maneira, o resultado da fração será sempre o mesmo. Isso será de grande ajuda para trabalharmos nas operações com frações.

Esse post termina por aqui. Até a próxima!



sábado, 24 de outubro de 2015

Frações - Introdução

Olá amigos professores e professoras. Este tópico é uma introdução ao conteúdo de fração. Falaremos sobre o básico para introduzirmos o assunto e posteriormente (em outro post) trataremos de suas operações. Espero que seja de bom proveito.

É verdade que muitos dominam o conteúdo de frações, mas sempre existe aquele que tem dúvida ou esqueceu algum detalhe importante sobre o tema. Para isso resolvemos criar uma pequena aula que servirá como lembrete para aquele professor que esteja precisando ministrar o conteúdo.

O que é?

A palavra fração vem do latim “fractus” que significa “partido”.  Com isso podemos dizer que representa uma ou várias partes iguais de algo inteiro. 

Como representar?

Vamos imaginar uma barra e que possamos dividi-la em várias partes ao nosso gosto.

Acima temos uma barra (nossa parte inteira) e duas representações de divisões, uma em 4 partes iguais e outra em 8 partes iguais. Agora escolhemos a nossa barra dividida em 4 partes. Nela queremos pegar uma parte dessas 4. Vamos representar 1 parte de 4 com a seguinte figura:

Neste caso podemos representar a situação com a fração 
onde já podemos trabalhar alguns conceitos.

Denominador - É o número inferior de uma fração (no nosso exemplo é o número 4). Ele representa em quantas partes iguais meu todo foi dividido (minha barra foi dividida em 4 partes iguais.

Numerador - É a parte superior de uma fração (no nosso exemplo é o número 1). Ele representa quantas partes estou representando. Ou seja, no nosso exemplo estamos representando 1 das 4 partes iguais.

Olhando para a barra dividida em 8 partes iguais e pegando 3 dessas partes temos:


que podemos representar com a fração

Aqui temos o mesmo raciocínio. 8 é nosso denominador e nos indica que a barra foi dividida em 8 partes iguais enquanto 3 é nosso numerador e indica que temos 3 dessas 8 partes.

Outro exemplo é imaginarmos uma pizza dividida em 8 partes iguais. Essa pizza pode ser representada por

onde o denominador é 8 (numero de partes iguais) e numerador também 8, pois ainda temos 8 partes das 8. Se acaso fossem comidas 3 partes da pizza nós teríamos que ainda restavam

ou seja, a fração nos representa que das oito partes iguais (denominador) ainda temos 5 partes (numerador).

Por enquanto é isso. Nos próximos posts trabalharemos manipulando frações, o que é muito fundamental para quando formos operá-las. Até lá!