sábado, 24 de outubro de 2015

Frações - Introdução

Olá amigos professores e professoras. Este tópico é uma introdução ao conteúdo de fração. Falaremos sobre o básico para introduzirmos o assunto e posteriormente (em outro post) trataremos de suas operações. Espero que seja de bom proveito.

É verdade que muitos dominam o conteúdo de frações, mas sempre existe aquele que tem dúvida ou esqueceu algum detalhe importante sobre o tema. Para isso resolvemos criar uma pequena aula que servirá como lembrete para aquele professor que esteja precisando ministrar o conteúdo.

O que é?

A palavra fração vem do latim “fractus” que significa “partido”.  Com isso podemos dizer que representa uma ou várias partes iguais de algo inteiro. 

Como representar?

Vamos imaginar uma barra e que possamos dividi-la em várias partes ao nosso gosto.

Acima temos uma barra (nossa parte inteira) e duas representações de divisões, uma em 4 partes iguais e outra em 8 partes iguais. Agora escolhemos a nossa barra dividida em 4 partes. Nela queremos pegar uma parte dessas 4. Vamos representar 1 parte de 4 com a seguinte figura:

Neste caso podemos representar a situação com a fração 
onde já podemos trabalhar alguns conceitos.

Denominador - É o número inferior de uma fração (no nosso exemplo é o número 4). Ele representa em quantas partes iguais meu todo foi dividido (minha barra foi dividida em 4 partes iguais.

Numerador - É a parte superior de uma fração (no nosso exemplo é o número 1). Ele representa quantas partes estou representando. Ou seja, no nosso exemplo estamos representando 1 das 4 partes iguais.

Olhando para a barra dividida em 8 partes iguais e pegando 3 dessas partes temos:


que podemos representar com a fração

Aqui temos o mesmo raciocínio. 8 é nosso denominador e nos indica que a barra foi dividida em 8 partes iguais enquanto 3 é nosso numerador e indica que temos 3 dessas 8 partes.

Outro exemplo é imaginarmos uma pizza dividida em 8 partes iguais. Essa pizza pode ser representada por

onde o denominador é 8 (numero de partes iguais) e numerador também 8, pois ainda temos 8 partes das 8. Se acaso fossem comidas 3 partes da pizza nós teríamos que ainda restavam

ou seja, a fração nos representa que das oito partes iguais (denominador) ainda temos 5 partes (numerador).

Por enquanto é isso. Nos próximos posts trabalharemos manipulando frações, o que é muito fundamental para quando formos operá-las. Até lá!




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